Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

INICIATIVAS DE EXPANSÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE NO RIO GRANDE DO NORTE (1930-1950)

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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este estudo tem por objetivo refletir a expansão do ensino normal a partir da criação de cursos normais equiparados instituídos em escolas particulares em diferentes municípios do Rio Grande do Norte na década de 1930, bem como por meio da criação dos Cursos Normais Regionais na década de 1950 por iniciativa do governo do Estado, sob orientação do INEP. Com a Escola Normal de Natal instituída em 1908, se deu o princípio da formação docente no estado. Em 1922, teve a criação da Escola Normal de Mossoró. Na década de 1930, houve o da formação docente no Estado com a equiparação de cursos normais instituídos em escolas particulares, às Escolas Normais Oficiais no Rio Grande do Norte, a saber: Colégio N. S. das Vitórias em Assú, dezembro de 1936, seguido do Colégio Santa Áquida em Ceará-Mirim (1937) e da Escola Doméstica de Natal, ambas em 1937. Observa-se o aumento de cursos normais, mas tal fato aponta para uma ausência de política pública voltada para implementação e difusão da formação docente no Estado potiguar. No início da década de 1950, ressalta-se um surto da expansão da formação docente no Estado, resultante da composição de uma política estadual com a cooperação técnica e financeira do INEP, que ensejou a instituição das Escolas Normais Regionais, que possibilitou a introdução da formação docente em municípios estratégicos no interior do Estado. A construção histórica se deu a partir da análise de fontes históricas, tais como: Leis, Decretos, Mensagens governamentais, Impressos, etc.

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