Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

Palavra-chaves: PIBID, SALA DE AULA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31317
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, SALA DE AULA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1052_19082017115640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDEIR ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALDEIR ALVES"
    "autor_email" => "valdeiralves14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31317
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 315
    "inscrito_id" => 1052
    "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, SALA DE AULA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1052_19082017115640.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALDEIR ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VALDEIR ALVES"
    "autor_email" => "valdeiralves14@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.