O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31317 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 1052 "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, SALA DE AULA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1052_19082017115640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEIR ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALDEIR ALVES" "autor_email" => "valdeiralves14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31317 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 315 "inscrito_id" => 1052 "titulo" => "O PIBID COMO FERRAMENTA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR" "resumo" => "O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PIBID, SALA DE AULA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID1052_19082017115640.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEIR ALVES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "VALDEIR ALVES" "autor_email" => "valdeiralves14@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }