O presente artigo traz como proposta uma reflexão sobre o curso de Licenciatura em História. Na discussão, é abordada de que forma o ensino de História é pensado em sua estrutura, na qual se verifica um distanciamento do curso da prática em sala de aula e uma aproximação pela parte teórica confundindo-se com o curso de Bacharelado. O artigo não pretende fazer uma separação nem uma oposição entre o Licenciado em História e o Bacharel em história, até porque no Brasil os historiadores e pesquisadores não vivem exclusivamente da venda de seus livros, mas sim propor novas possibilidades enfatizando uma maior interação sobre o que se pesquisa, se produz, e, principalmente, sobre o que é ensinado. Tendo como objetivo geral desenvolver uma reflexão sobre o distanciamento que o curso faz da parte prática educativa, é colocado como alternativa a inserção do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como uma das possibilidades de interação do graduando com o mundo da sala de aula, evidenciando sua ação, seus princípios e como este pode contribuir para a formação do graduando que em pouco tempo estará em sala de aula colocando em prática o que foi visto na graduação. Também foi destacado a contribuição que o PIBID exerce junto aos alunos da escola em que está inserido, facilitando a aprendizagem, além de colocar em destaque atividades que fujam do tradicional ensino depositário. Dessa forma, há uma contribuição para a reciclagem do professor que, em certas ocasiões, tem que ministrar a mesma aula para várias turmas diferentes.