As aulas experimentais têm demonstrado grande relevância durante o processo de ensinoaprendizagem
nos conteúdos de biologia. Em face a esta perspectiva, esse trabalho teve como objetivo
estudar o reino Fungi e suas relações com o meio ambiente através da experimentação científica, com
uma demonstração dos seus benefícios quando corretamente manipulados em laboratório. Para tal
finalidade, foram realizadas duas aulas teórico-práticas no laboratório da escola. Essa atividade
possibilitou ao docente, meios pedagógicos fundamentais para o equilíbrio e à dinamicidade da aula,
ao retirar o aluno da sua zona de conforto para se aventurar, ampliar o seu raciocínio crítico, cognição
e entender os fatores intrínsecos que estão vinculados à prática realizada no laboratório. Portanto, fezse
necessário, utilizar uma maneira mais clara e compreensível de trabalhar os conteúdos em
microbiologia de fungos, sem que estes se tornassem de difícil compreensão para os alunos, partindo
da concepção de que ao executar as atividades diferenciadas e investigativas, os estudantes
desenvolveriam uma perspectiva construtivista do conhecimento. Sendo assim, objetivamos a
compreensão das etapas do método científico, levando o aluno ao laboratório para experimentar o
processo teórico-prático, tornando-o capaz de reproduzi-lo, não como meros repetidores, mas de
maneira integrada e crítica. Os resultados com esta prática confirmam que as aulas teórico-práticas
servem como ponto de apoio para o professor no ensino-aprendizagem.