Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

FONTES ESCRITAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: UM DEBATE EM TORNO DO USO DE FONTES DOCUMENTAIS

Palavra-chaves: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, DOCUMENTOS OFICIAIS, CONGREGAÇÃO DAS FILHAS DE SANTA TERESA DE JESUS Comunicação Oral (CO) GD09 - História da Educação
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O artigo aqui apresentado é uma discussão das diversas possibilidades do uso de documento escrito da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus ao bispo do Crato durante a década de vinte, do século XX. Objetiva demonstrar que no caso de uma determinada escrita feminina, mesmo que de documentos oficiais é possível se produzir conhecimento sobre diversos aspectos da sociedade em questão quanto também em relação a especificidade da experiência das mulheres. Pretende apresentar uma análise que a partir da busca da possibilidade de se aproximar da vida das pessoas no tempo passado deixe um bom espaço a que os registros feitos sejam apresentados não apenas do ponto de vista do pesquisador que está em outro tempo, mas que ao fazer uma imersão no cotidiano inscrito nos documentos se faça emergir a complexidade das vidas representadas nos mesmos. A metodologia adotada na pesquisa e na produção da versão aqui trazida foi a qualitativa compreensiva que buscou além de narrar alguns eventos os situar em um contexto mais amplo tanto da instituição em que estavam inseridos quanto dos processos abrangentes da sociedade na qual estavam se dando. Como principais contribuições para o campo da pesquisa da História da Educação além da de informar sobre uma determinada experiência de mulheres consagradas e ligadas ao campo educacional está também a defesa na prática da validade do uso de fontes documentais escritas para a produção historiográfica neste campo, apesar de que se reconheça as diversas dificuldades de se lidar com este tipo de documentação. A metodologia empregada na pesquisa foi a qualitativa compreensiva que quer alcançar o sentido dado pelos agentes a suas próprias experiências.

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