No Brasil, a educação travou diversos embates para consolidar-se como um meio de desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Pode-se citar, dentre estes rumos, a educação voltada para o ensino/aprendizagem das raízes Afro, e, conseguintemente a formação de docentes negros/as, assunto prioritário neste estudo. Esperou-se, portanto, compreender como no cotidiano do espaço escolar o(a) professor(a) negro(a) vive experiências de racismo, preconceito e discriminação. Por meio de um estudo descritivo/exploratório do tipo relato de experiência, pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores negros e reflexões baseadas na literatura pertinente, fez-se a análise dos dados utilizando-se a metodologia de Análise de Discurso. Destarte, partindo-se do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido por professores negros que trabalham na cidade de Campina Grande - Paraíba, sob o título “DESVELANDO DESAFIOS DO DOCENTE NEGRO NO HOJE: uma profissão implexa em avaliação”. Conclui-se que faz-se mister refletir sobre tais assuntos para fazer do(a) docente negro(a) um dos atores principais do processo de conscientização/sensibilização dos jovens cidadãos do amanhã, fazendo, desta forma, no hoje, a diferença real em relação as discussões voltadas aos problemas étnico-raciais.