Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A MATEMÁTICA E A DENGUE: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL

Palavra-chaves: DENGUE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL, MATEMÁTICA CRÍTICA Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31035
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 696
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E A DENGUE: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não usando apenas a matemática em si, mas sim proporcionando um entendimento sobre a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano. Produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações, e, propomos aos alunos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido no decorrer da oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que estava na apostila produzida por nós. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados na apostila foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando trabalhamos com uma metodologia diferenciada. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "DENGUE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL, MATEMÁTICA CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID696_13082017162109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANE "
    "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31035
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 109
    "inscrito_id" => 696
    "titulo" => "A MATEMÁTICA E A DENGUE: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não usando apenas a matemática em si, mas sim proporcionando um entendimento sobre a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano. Produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações, e, propomos aos alunos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido no decorrer da oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que estava na apostila produzida por nós. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados na apostila foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando trabalhamos com uma metodologia diferenciada. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "DENGUE, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL, MATEMÁTICA CRÍTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID696_13082017162109.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEANE MATIAS LOURENÇO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEANE "
    "autor_email" => "roseanelourenco@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente trabalho constitui de uma experiência vivenciada por alunos da Universidade Estadual da Paraíba, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, e atuantes na Escola Pública Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monte Carmelo, localizada na cidade de Campina Grande – PB. A experiência trata-se de uma oficina intitulada “A dengue e a Matemática: trabalhando a conscientização social”, que foi desenvolvida e aplicada com 18 alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da escola mencionada, com o objetivo de ensinar conceitos matemáticos de uma forma diferenciada, não usando apenas a matemática em si, mas sim proporcionando um entendimento sobre a proliferação e contaminação das doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypti, fazendo abordagens de situações do nosso cotidiano. Produzimos um vídeo educativo que retratava algumas situações, e, propomos aos alunos a confecção de cartazes para uma reflexão de tudo o que havia sido discutido no decorrer da oficina. Durante a aplicação da oficina os alunos apresentaram algumas dificuldades em interpretar os problemas matemáticos que estava na apostila produzida por nós. Os conteúdos escolhidos para serem trabalhados na apostila foram razão e proporção, porcentagem, regra de três e fração. No decorrer das atividades, essas deficiências foram sendo superadas à medida que íamos fazendo as revisões necessárias para um melhor entendimento. Acerca disso, percebemos o quanto o ensino pode ser mais expressivo quando trabalhamos com uma metodologia diferenciada. Como resultados, mostramos aos participantes da oficina como se ter uma visão mais crítica sobre as situações cotidianas em que a Matemática esteja inserida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.