Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ENSINO DA ATENÇÃO À HANSENÍASE EM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: CONHECENDO OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS POR DOCENTES

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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa milenar, causada pelo Mycobacterium leprae. Por ser uma doença ainda estigmatizada pela sociedade, e por ser o enfermeiro um profissional essencial no controle da doença, faz-se necessário que durante a formação dos futuros enfermeiros, os docentes utilizem métodos de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem amplo e eficaz. Diante disso, esse estudo tem como objetivo conhecer os métodos de ensino utilizados em cursos de graduação em enfermagem acerca da atenção à hanseníase. Trata-se de um estudo exploratório de natureza qualitativa, realizado com 21 docentes que atuam em IES públicas e privadas no Estado da Paraíba. Para analisar os dados da entrevista fez-se uso do software IRAMUTEQ. Com vistas a atender aos aspectos éticos em pesquisa com seres humanos, este estudo seguiu os requisitos da Resolução 466/12 do CNS. Com o uso da técnica do IRAMUTEC, em relação a questão norteadora sobre as possibilidades do ensino da atenção a hanseníase, a classificação herárquica das entrevistas produziu eixos com 7 classes. A classe 2, denominada de Utilização de Novos Métodos de Ensino, mostra os relatos de docentes que passaram a utilizar novos métodos de ensino para abordar à atenção a hanseníase. Para isso, os docentes em suas aulas promovem um diálogo com os discentes sobre a doença, realizam seminários, utilizam recursos didáticos para proporcionar um ensino amplo e aproxima os discentes dos pacientes e trabalhadores da saúde em sala de aula para trazerem os alunos para o centro das discussões acerca da hanseníase.

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