“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31453 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)" "resumo" => "Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD10 - História da Saúde e das doenças" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SAÚDE, HIGIENE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA10_ID5_02082017225829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAIS V SANTOS" "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31453 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 49 "inscrito_id" => 5 "titulo" => "“PREVENIR É MELHOR DO QUE CURAR” : CIRCULAÇÃO DOS DISCURSOS HIGIENISTAS SOBRE ESCOLAS NO BRASIL E NA COLÔMBIA (1916-1940)" "resumo" => "Este trabalho pretende dar visibilidade às conexões entre Educação e Saúde a partir dos escritos pautados em ideais higienistas que circularam em impressos brasileiros e colombianos no período de 1916 a 1940. A presente escrita possui como objetivo estudar a higiene escolar, dando especial atenção a aproximação com as assistências escolares, e nessa relação foi proposto a realização de diálogos sobre a circulação e transmissão desses discursos. Para tanto, foram consultados os seguintes impressos: a Revista do Ensino, A Escola Primária, o livro A fada Hygia, o jornal Correio da manhã e a Revista Salud y Sanidad. Bem como memórias ministeriais, decretos e leis voltados para a saúde pública e educação do corpo nos países e no período supracitado. Como aporte teórico-metodológico foi estabelecido uma aproximação com as contribuições de Roger Chartier, adotando a teoria que repensa os conceitos de leitura e apropriação. Portanto, conseguimos perceber que os discursos sobre higiene escolar compuseram uma rede que circulou e agenciaram ideais transmitindo hábitos salutares e higiênicos. O espaço escolar se conformou como local ideal para a divulgação desses discursos. Os profissionais de saúde inseridos na escola atuaram por meio de atividades de vigilância, medicalização, disciplinarização e controle buscando produzir corpos saudáveis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD10 - História da Saúde e das doenças" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, SAÚDE, HIGIENE ESCOLAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA10_ID5_02082017225829.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAIS VASCONCELOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAIS V SANTOS" "autor_email" => "lais_lvs@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }