O presente trabalho tem por objetivo apresentar a contribuição de Monsenhor Manuel Vieira no processo educacional e intelectual de Patos no período de 1942 à 1962 na qual implementou uma cultura escolar no Colégio Diocesano. Para pôr em evidência uma história cultural, o presente estudo investiga a partir das reflexões de: Certeau (1999) História do Cotidiano; Julia (2001) Cultura Escolar; Saviani (2007) Instituições Escolares; Faria Filho (1999) Escola e Cidade entre outros. A partir dessa compreensão e de acordo com bibliografia pesquisada o presente estudo faz um levantamento de fontes documentais, como produções intelectuais do próprio Monsenhor Manuel Vieira, arquivos escolares, estatutos, atas, relatórios produzidos por Monsenhor Vieira e utilizado no Colégio Diocesano.Com isso nossa pesquisa se articula com um “lugar”, então estudar a cultura escolar desenvolvida por Monsenhor Manuel Vieira implica em entender que a educação é um objeto de investigação de vital relevância para a compreensão da formação cultural de uma sociedade, neste caso a cidade de Patos-PB. Por assim ver os processos de transmissão de saberes, por exemplo, como poderosos mediadores culturais, esclarecendo questões importantes que envolvem processos educativos em diversos tempos e lugares.