A educação nutricional é um processo educativo, que resulta da união de conhecimentos e experiências do educador, é apontada, como estratégia de ação no campo da educação em saúde, pois além de educar para que o individuo saia de condições nutricionais insatisfatórias, também elimina o baixo conhecimento do individuo acerca do assunto. O presente estudo objetivou propor o inicio de uma discussão a respeito da promoção de hábitos alimentares saudáveis no ensino fundamental, através da inserção da educação nutricional como componente curricular no contexto escolar. O trabalho corresponde de uma revisão de literatura de natureza descritiva feita a partir de artigos publicados em diversos bancos de dados sem restrição de data, os resultados obtidos foram organizados e as conclusões estabelecidas conforme a junção dos dados extraídos de fontes bibliográficas. Concluiu-se portanto que destacando a educação problematizadora como forma de desenvolver a consciência critica e autonomia dos sujeitos, a inserção da educação nutricional desde a infância, torna os indivíduos invictos para realizarem melhor suas escolhas alimentares possibilitando assim uma melhoria na qualidade de vida que refletirá na vida adulta.