DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31556 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO" "resumo" => "Resumo do artigo: Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática, esta pesquisa relata uma experiência em sala de aula a qual foi feita com o uso do jogo dominó da multiplicação, e tem como objetivos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, venham a resolver as multiplicações mais simples mentalmente, desenvolver prévio raciocínio logico matemático e multiplicativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, JOGOS;, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID175_21082017225436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA" "autor_email" => "limaelisianelima@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31556 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 446 "inscrito_id" => 175 "titulo" => "DOMINÓ DA MULTIPLICAÇÃO: UM JOGO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DO RACIOCÍNIO MULTIPLICATIVO" "resumo" => "Resumo do artigo: Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Visando uma aula diferente que ocasionasse o interesse dos alunos pela matemática, esta pesquisa relata uma experiência em sala de aula a qual foi feita com o uso do jogo dominó da multiplicação, e tem como objetivos que os alunos através da competitividade sadia, da empolgação de uma aula inovadora e da manipulação do material pedagógico, venham a resolver as multiplicações mais simples mentalmente, desenvolver prévio raciocínio logico matemático e multiplicativo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO MATEMÁTICA;, JOGOS;, ENSINO-APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID175_21082017225436.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISIANE SANTANA DE LIMA" "autor_nome_curto" => "ELISIANE SANTANA" "autor_email" => "limaelisianelima@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }