O parágrafo primeiro do artigo vinte e seis da LDB traz como prioritário o ensino do mundo físico e natural e da realidade social e política do território brasileiro. Nesse contexto, a Geografia tem um papel importante, na medida que é uma disciplina que trata tanto da dinâmica da natureza quanto da dinâmica da sociedade. Esse enfoque nacional deve estar presente também no currículo. O objetivo deste artigo é analisar a Geografia do Brasil no Ensino Médio, para mostrar os limites e as possibilidades curriculares. Para tal fim, utilizamos como procedimentos metodológicos a análise documental do PCNEM, da OCEM e da BNCC. Buscamos nesses documentos, nos eixos temáticos de Geografia, a palavra-chave Brasil. Com isso, construímos um quadro e analisamos quanti-qualitativamente como está exposta a Geografia do Brasil nesses documentos. Os resultados apontaram que os temas relacionados especificamente ao Brasil não chegam à 25% dos temas de Geografia no Ensino Médio, podendo ser um limite para a produção de livros didáticos e para a prática do professor em sala de aula. A conclusão deste trabalho traz uma proposta, uma possibilidade curricular para a construção de uma práxis nacionalizante (e não nacionalista), com eixos temáticos geográficos sobre o Brasil, divididos nos três anos do Ensino Médio.