O presente trabalho foi desenvolvido baseado em uma experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, vinculado ao curso de licenciatura plena em Pedagogia do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias da Universidade Federal da Paraíba – Campus III. Dessa forma, objetivamos discutir o uso dos diversos gêneros textuais como norteador da aprendizagem em especial o gênero textual – Receita culinária. O estudo desse gênero é de suma importância para o conhecimento do aluno, pois, através desse, a criança percebe que esse tipo textual faz parte do seu dia a dia, não estando distante de suas vivências sociais e culturais. O percurso metodológico que orienta esse trabalho se deu a partir da vivência na no projeto de iniciação a docência (PIBID). O referente gênero textual receita culinária foi uma escolha feita pelos alunos, nele foi explorado toda sua estrutura, além de se voltar para a leitura e interpretação fazendo a distinção da tipologia textual, bem como um texto de cunho instrucional. O público alvo para aplicação das atividades aqui proposta foram alunos Da nucleação III (4° e 5° ano) da Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo situada no município de Bananeiras, Paraíba. O número estipulado para a aplicação desta produção didática foi de (2) duas aulas. Para exercer a ação da leitura com as crianças, e que essas desenvolvam o gosto e o interesse pela leitura, o professor, como mediador, terá que desenvolver práticas e metodologias para enriquecer seu trabalho que é intencional e direcionado para a formação de leitores. O próprio PCN´s mostrar os gêneros textuais como uma importante ferramenta para a construção de conhecimentos. Trazer os gêneros discursivos para a sala de aula possibilita aos estudantes uma compreensão maior sobre o mesmo, além, de fazer com que tenham acesso a esse mundo letrado.