Este trabalho resulta de uma prática educativa experimentada por graduandos do curso de ciências biológicas, buscando um melhor aperfeiçoamento de formação dos professores e consequente melhoria do processo de ensino-aprendizagem, desenvolvida no decorrer da disciplina de microbiologia através da experimentação, que é possível ser realizada em aulas de ciências e biologia nas turmas de ensino fundamental e médio. Concluindo-se portanto que as aulas quando são dinâmicas e contextualizadas, tendem a prender a atenção do aluno e têm um papel de grande importância para o aprendizado. A experimentação se torna uma extensão do conteúdo teórico, pois, une à prática com a teoria de forma atrativa, dinâmica e criativa. Espera-se que este trabalho possa contribuir como uma nova estratégia ou mediação dos conteúdos de microbiologia no ensino fundamental e/ou médio das escolas públicas ou privadas, auxiliando os professores no uso de metodologias importantes no processo de ensino aprendizagem. A utilização dessas práticas auxilia os professores nos desafios cotidianos da sala de aula desde que sejam planejadas e disponibilizadas de acordo com os conteúdos.