O relato de experiência intitulado “Jogos didáticos como ferramenta pedagógica nas aulas de biologia: relato de experiência” foi um trabalho produzido por estudantes da Universidade Católica de Pernambuco do curso de Biologia no Colégio de Aplicação Liceu de Artes e Ofícios. A intervenção pedagógica com jogos didáticos ocorreu no ano de 2016 durante as aulas de genética em uma turma do 1º ano do ensino médio no colégio em questão. O objetivo desse trabalho mostra a importância pedagógica dos jogos didáticos como uma ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. O método utilizado para a avaliação foi a aplicação de questionários com perguntas ligadas ao tema, seguido de uma breve palestra e finalmente a aplicação do Jogo do DNA, um jogo de baixo custo e, como comprovado por esta intervenção, bastante eficaz em sala de aula. Os resultados revelam que os jogos didáticos contribuem de maneira significativa, auxiliando pedagogicamente o aluno, melhorando seu desempenho e trabalhando o cognitivo, tornando-se uma atividade prazerosa, facilitando a compreensão do assunto pelo estudante.