A reciclagem faz parte da educação ambiental, a mesma que tem que está inserida no sistema educacional, proporcionando aos alunos uma nova visão. É importante envolve a comunidade escolar em projetos, para diferenciar a rotina das aulas e aumentar o interesse dos alunos pelo conteúdo abordado. De acordo com o supracitado, o presente trabalho consistiu em realizar práticas educativas para facilitar o conhecimento dos alunos sobre a produção de sabão com óleo de cozinha usado e os impactos ambientais ocasionados pela falta de políticas públicas em relação ao descarte dos resíduos. As práticas de reciclagem foram trabalhadas na Escola Municipal João Pinto da Silva em Barra de São Miguel-PB. O trabalho se realizou em duas etapas, no primeiro momento é aplicado um questionário, contendo perguntas objetivas e subjetivas, com o propósito de verificar o conhecimento dos alunos. No segundo momento consistiu a prática de produção de sabão com óleo de cozinha usado, trabalhando assim a reciclagem do óleo gerado nas residências domiciliares dos alunos com o objetivo que eles conheçam e aprendam práticas de aproveitamento. Com a aplicação do questionário, percebeu-se que nenhum dos alunos recicla o óleo de cozinha usado, 48% do público alvo relatam que o destino final do óleo é o esgoto, onde causará danos ao meio ambiente e ocasionam mortes dos seres aquáticos. Cerca de 70% dos entrevistados desconhece que o óleo de cozinha encarece o tratamento da água. A maioria dos alunos tinha interesse em participar da oficina de produção de sabão, a mesma se concretizou de forma dinâmica e coletiva, onde todos os alunos participaram desde a fabricação, ao corte, embalagem e entrega, os mesmos foram distribuídos para os funcionários da escola, usados na limpeza da mesma e cada alunos levou uma amostra para casa, incentivando desta maneira os pais a guardarem o óleo para ser usado em outra oficina. Concluindo que o questionário ajudou a conhecer o público alvo e seus conhecimentos sobre o tema, facilitando assim a produção de sabão, que permitiu maior fixação do conteúdo, partilha de saberes, interação dos alunos com o objeto de estudo e motivação de educador e educandos.