A PSICOPEDAGÓGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31052 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 744 "titulo" => "A PSICOPEDAGÓGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento psicopedagógico como prática docente para melhor aprendizado do conhecimento escolar. A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, observando os aspectos da realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade. A partir do conhecimento teórico sobre o assunto, foi possível trabalhar diversas atividades nas aulas de Geografia por meio de uma abordagem psicopedagógica lúdica em uma turma do 7° ano pertencente a Educação de Jovens e Adultos – EJA, do turno da noite da Escola pública Municipal do Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo na Cidade de Queimadas, Agreste Paraibano. A turma é composta por dez alunos, deste universo analisado, 20% apresentam comportamento de Déficit de Atenção e Hiperatividades e para maior desempenho de aprendizagem dos alunos, principalmente os que apresentavam baixo nível de aprendizado, utilizou-se algumas atividades estratégicas, como: músicas, jogos, desenhos, recortes de papel entre outras atividades a fim de facilitar aulas mais produtivas e prazerosas. Os conteúdos das aulas lúdicas foram: Orientação e Localização Geografia do Brasil, Formação Regional do Brasil e População do Brasil. Os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram corresponder aos estímulos desejados, participando ativamente aos impulsos esperados. No final do semestre letivo percebeu-se que foi possível desenvolver atividades lúdicas e que elas podem ser também aplicados aos adultos resultando em aprendizagem, além de elevar a autoestima, pois o aluno percebe que é capaz de conquistar o “saber”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID744_14082017090938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS (FAIARA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31052 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 133 "inscrito_id" => 744 "titulo" => "A PSICOPEDAGÓGIA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR: UM ESTUDO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NA MODALIDADE EJA" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância do conhecimento psicopedagógico como prática docente para melhor aprendizado do conhecimento escolar. A psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, observando os aspectos da realidades interna e externa da aprendizagem, tomadas em conjunto, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade. A partir do conhecimento teórico sobre o assunto, foi possível trabalhar diversas atividades nas aulas de Geografia por meio de uma abordagem psicopedagógica lúdica em uma turma do 7° ano pertencente a Educação de Jovens e Adultos – EJA, do turno da noite da Escola pública Municipal do Ensino Fundamental Antônio Vital do Rêgo na Cidade de Queimadas, Agreste Paraibano. A turma é composta por dez alunos, deste universo analisado, 20% apresentam comportamento de Déficit de Atenção e Hiperatividades e para maior desempenho de aprendizagem dos alunos, principalmente os que apresentavam baixo nível de aprendizado, utilizou-se algumas atividades estratégicas, como: músicas, jogos, desenhos, recortes de papel entre outras atividades a fim de facilitar aulas mais produtivas e prazerosas. Os conteúdos das aulas lúdicas foram: Orientação e Localização Geografia do Brasil, Formação Regional do Brasil e População do Brasil. Os alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem demonstraram corresponder aos estímulos desejados, participando ativamente aos impulsos esperados. No final do semestre letivo percebeu-se que foi possível desenvolver atividades lúdicas e que elas podem ser também aplicados aos adultos resultando em aprendizagem, além de elevar a autoestima, pois o aluno percebe que é capaz de conquistar o “saber”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD04 - Geografia e práticas educativas: metodologia, tecnologia e formação docente" "palavra_chave" => "PSICOPEDAGOGIA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA4_ID744_14082017090938.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:16" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JACQUELINE LIEDJA ARAUJO SILVA CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JACQUELINE LIEDJA" "autor_email" => "jliedja@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE INTEGRADA DE ARAGUATINS (FAIARA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }