O presente artigo tem como objetivo caracterizar a participação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID na formação de professores do ensino de História, dando ênfase a sua definição e quais objetivos propostos pelo programa e de que forma este influencia na carreira de formação profissional do licenciando em História, visto que por muito tempo a disciplina de História, em uma conjuntura política pedagógica escolar foi problematizada, em consonância a este fator a formação do professor para o ensino básico imbuído no ensino de História se apresenta em uma conjuntura de problematizações, onde são discutidas o seu processo de formação no ensino superior e a sua formação continuada que é dada no ensino básico. O PIBID, na perspectiva da formação, vem como uma nova forma de incentivo os cursos de licenciatura, uma vez que ele dá ênfase na elevação da qualidade de formação inicial de professores, promovendo uma integração entre a educação superior e a educação básica, uma vez que, o programa tem como objetivo inserir os alunos no início de sua formação nas escolas de educação básica, fazendo uma integração do conhecimento teórico com o prático, além de promover o incentivo das escolas públicas, uma vez que seus professores participarão como co-formadores no processo de formação do docente no que se diz respeito à licenciatura de História. O licenciando, por sua vez, ao participar deste programa se sente privilegiado, pois o programa oferece experiências extraordinárias ao mesmo, o contato com a sala de aula e suas realidades, o processo de descobrimento profissional, o despertar da inovação, da busca de novas metodologias se torna crucial na formação de um professor de História.