O presente estudo é fruto de uma pesquisa em andamento que vem a contribuir com a formação docente em ciências, pois traz a possibilidade de uma atividade pedagógica mais fundamentada do tipo de abordagem do processo de ensino no Ensino Fundamental/Anos Finais nas escolas municipais de tempo integral na cidade de Recife/PE. O objetivo é identificar o tipo de abordagem do processo de ensino de ciências na Educação Integral da cidade de Recife. Trata-se de um estudo qualitativo, onde num primeiro momento são discutidos os fundamentos da Educação Integral no Brasil e em especial na cidade de Recife. Em um segundo momento são apresentados os tipos de abordagens do processo de ensino trazidos por Maria da Graça Mizukami, os quais estão relacionados às concepções de “homem, mundo, sociedade-cultura, conhecimento, educação, escola, ensino-aprendizagem, professor-aluno, metodologia e avaliação”. E num terceiro momento pretende-se reunir os documentos que compõem o aparato didático institucional voltado ao ensino de ciências, assim como identificar as estratégias montadas para a execução da proposta curricular no que diz respeito à definição de conteúdos, recursos didáticos, práticas pedagógicas e avaliação de aprendizagem. Observa-se que a Educação Integral enquanto política educacional traz muitas mudanças para o modo de funcionamento do dia a dia da escola o que torna pertinente uma análise crítica e reflexiva dos elementos que a compõe assim como o impacto da mesma no cotidiano escolar. Para tanto pretendemos analisar os caminhos que o modelo de Educação Integral vem (re) produzindo para o ensino de ciências na rede municipal na cidade do Recife.