Atualmente, o ensino da matemática é resumido a repetições de algoritmos e a
memorização de fórmulas e assim, os. alunos perdem o prazer em aprender matemática e tornam-se
desinteressados nas aulas da disciplina, ocasionando o não entendimento do assunto. Diferente do
ensino mecanizado, a aula através dos jogos permite uma educação diversificada e inovadora por meio
da livre participação dos alunos, da criatividade e do senso crítico empregado por eles. Em razão da
forte e única presença do ensino tradicional em várias escolas, fundamentado na maioria das vezes
apenas no livro didático e em aulas expositivas junto ao quadro negro, em que, apenas o professor fala
e os alunos devem reproduzir o que lhes foi dito, este trabalho apresenta um relato parcial de uma
investigação realizada com alunos do 4° ano do ensino fundamental I, em que os mesmos, através das
noções inicias de equivalências entre as peças, utilizaram o jogo Material Dourado para resolverem
questões de adição, subtração e divisão. Com aplicação do jogo Material Dourado, esperamos que os
alunos desenvolvam e aperfeiçoem a ideia de número, agrupamentos e trocas, equivalências,
antecessor e sucessor na passagem de dezenas e de centenas, valor posicional dos algarismos, classes e
ordens de um número.