CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRN ACERCA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 31119 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 843 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRN ACERCA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA" "resumo" => "A Psicologia Educacional é essencial na formação de professores, compreendendo conhecimentos relativos aos processos de aprendizagem nos diferentes ciclos de vida, bem como as repercussões dessas especificidades do aprender sobre a organização do ensino. Desse modo, trata-se de área que fundamenta a atuação profissional dos futuros docentes. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa mais ampla que visa analisar as concepções de licenciandos dos cursos de humanas da UFRN sobre ensino e aprendizagem na infância, adolescência, juventude e vida adulta. A amostra constitui-se de 217 estudantes, tendo sido estratificada em dois grupos: 109 que ainda não cursaram os componentes de psicologia educacional e 108 que já haviam cursado tais componentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário semiestruturado, tendo sua aplicação sido realizada em horário de aula de algumas turmas previamente selecionadas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As análises feitas mostram que os alunos, em sua maioria, apresentam concepções de ensino e aprendizagem centradas no professor ou incoerentes entre si. No que se refere à aprendizagem nos ciclos de vida, muitos não a diferencia ou o faz com base em estereótipos. Dessa forma, constata-se que as concepções oriundas do ensino tradicional permanecem hegemônicas mesmo após os estudos referentes à Psicologia Educacional, a despeito da perspectiva interacionista apresentada nesses componentes. Conclui-se, assim, que o papel dessa área necessita ser repensado no intuito de sanar as lacunas formativas existentes e contribuir mais efetivamente para a formação e atuação do professor, no que tange o ensino, aprendizagem e os ciclos de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA EDUCACIONAL, CICLOS DE VIDA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID843_14082017141225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRINE BORGES PINTO" "autor_nome_curto" => "LORRINE BORGES" "autor_email" => "lorrineborges@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31119 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 162 "inscrito_id" => 843 "titulo" => "CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS DA UFRN ACERCA DE ENSINO, APRENDIZAGEM E CICLOS DE VIDA" "resumo" => "A Psicologia Educacional é essencial na formação de professores, compreendendo conhecimentos relativos aos processos de aprendizagem nos diferentes ciclos de vida, bem como as repercussões dessas especificidades do aprender sobre a organização do ensino. Desse modo, trata-se de área que fundamenta a atuação profissional dos futuros docentes. Nesse sentido, o presente trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa mais ampla que visa analisar as concepções de licenciandos dos cursos de humanas da UFRN sobre ensino e aprendizagem na infância, adolescência, juventude e vida adulta. A amostra constitui-se de 217 estudantes, tendo sido estratificada em dois grupos: 109 que ainda não cursaram os componentes de psicologia educacional e 108 que já haviam cursado tais componentes. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário semiestruturado, tendo sua aplicação sido realizada em horário de aula de algumas turmas previamente selecionadas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As análises feitas mostram que os alunos, em sua maioria, apresentam concepções de ensino e aprendizagem centradas no professor ou incoerentes entre si. No que se refere à aprendizagem nos ciclos de vida, muitos não a diferencia ou o faz com base em estereótipos. Dessa forma, constata-se que as concepções oriundas do ensino tradicional permanecem hegemônicas mesmo após os estudos referentes à Psicologia Educacional, a despeito da perspectiva interacionista apresentada nesses componentes. Conclui-se, assim, que o papel dessa área necessita ser repensado no intuito de sanar as lacunas formativas existentes e contribuir mais efetivamente para a formação e atuação do professor, no que tange o ensino, aprendizagem e os ciclos de vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PSICOLOGIA EDUCACIONAL, CICLOS DE VIDA, ENSINO E APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID843_14082017141225.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LORRINE BORGES PINTO" "autor_nome_curto" => "LORRINE BORGES" "autor_email" => "lorrineborges@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }