O trabalho aqui apresentado abre uma discussão sobre a Formação dos professores que lecionam a disciplina de história na Educação de Jovens e Adultos (EJA), identificando as características que o docente atuante desta modalidade de ensino necessita possuir, tal como a importância do respeito que o professor deve ter com o conhecimento que o aluno traz de seu dia a dia para escola. Nesse sentido, optamos em fazer uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Para isso, foi aplicado um questionário semiestruturado com cinco professores de história. Partimos também da ideia de que o professor precisa desenvolver estratégias capazes de despertar o senso crítico dos alunos, abrindo espaço para questionamento e reflexões nas suas aulas. Assim, verificamos que esses professores ainda não possuem uma formação específica para as especificidades da modalidade EJA, havendo uma necessidade de que os temas trabalhados em sala de aula sejam diferenciados, o que exige dos docentes o desenvolvimento de temáticas voltadas para as vivências dos educandos, considerando as suas experiências de vida e fazendo-lhes perceber que são sujeitos ativos diante da sociedade em que vivem.