O presente artigo aborda sobre o filme “Desmundo” como fonte histórica a ser incluída nos conteúdos de história em sala de aula. O mesmo discute os diversos aspectos do sistema colonial do Brasil, destacando as questões sociais, econômicas, raciais e principalmente o lugar da mulher numa conjuntura preconceituosa, onde a mesma era vista como reprodutora de filhos, responsável pelos afazeres domésticos, temente a igreja e ao seu marido, e uma pessoa que não tinha domínio da própria vida, não podendo interferir em nada, a menos que fosse permitido. O objetivo geral deste artigo é analisar o papel educativo do cinema a partir do filme Desmundo, ressaltando os lugares do feminino na obra e retratar a mulher no Brasil no período colonial, indagando as condições as quais viviam. Tomamos como referencial trabalhamos com Morettin 2003, Ferro; História e Cinema 1992 além destes aspectos utilizamos o livro “Desmundo” de Ana Miranda e a adaptação da obra literária para o filme, dirigido por Alain Fresnot, com o roteiro da própria autora e Sabina Anzuatigui.. Nossa recomendação a partir do filme “Desmundo” é propiciar o dialogo áudio visual do filme aos conteúdos de história, propiciando aos alunos a assimilação dos conteúdos abordados com maior facilidade.