A literatura é uma arte de extrema importância para a vida de cada um de nós, porém sabemos que a maioria de nossas escolas dão pouca ou nenhuma importância ao ensino desta arte, assim, muitas de nossas escolas acabam apresentando concepções de texto, de leitura e de ensino literário muito distante do que está previsto nos documentos oficiais que norteiam este ensino. Frente a este problema este trabalho tem como objetivo identificar segundo alguns teóricos como se concretiza o ensino de literatura no ensino médio. Para concretizar este objetivo discutimos e tentamos conceituar o que é literatura com base nas definições apontadas por Eagleton (1997) e Culler (1999). E embasados por teóricos como: Bordini (1989), Cosson (2006), Martins (s.d) e Silva (2005) procuramos explicitar como ocorre o ensino de literatura e de leitura literária neste nível de ensino. Por meio deste aporte bibliográfico identificamos que a maioria das nossas escolas transmite aos seus alunos uma concepção de ensino literário ainda muito arcaico, em que o mesmo é dividido em escolas literárias demarcadas por tempos fixos e o ensino de leitura literária com base em fragmentos de textos e atividades de interpretações que em alguns momentos buscam refletir sobre aspectos gramaticais. Estas práticas tão arcaicas nos fazem refletir sobre nossa prática pedagógica, detectar nossos erros e acertos quanto ao ensino de literatura e de um certo modo leva-nos a encontrar outras metodologias que despertem o interesse e desenvolva a aprendizagem dos alunos no ensino de literatura no ensino médio.