: A utilização de documentários como instrumento didático torna-se relevante tendo em vista a possibilidade de trabalhar temáticas relacionadas ao cotidiano dos alunos, possibilitando assim a construção de uma aprendizagem significativa. Neste aspecto, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar a contribuição da utilização de documentários como ferramenta problematizadora sobre o Semiárido brasileiro na Educação de Jovens e Adultos em Cajazeiras - PB. A pesquisa foi realizada no período de 05 a 23 de outubro de 2016 e contou com a participação de 08 estudantes do nono ano da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Cecília Estolano Meireles, localizada na cidade de Cajazeiras - PB. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso no qual os discentes foram estimulados a produzirem livremente um texto sobre a temática Semiárido, posteriormente ocorreu a exibição de dois documentários sobre a temática, em seguida ocorreu a intervenção pedagógica no qual a pesquisadora abordou o tema de pesquisa e em um momento posterior os estudantes produziram um segundo tema sobre a temática citada anteriormente. Os resultados obtidos indicam que os documentários aliado a intervenção pedagógica foram significativos para a construção adequada do conhecimento acerca da realidade semiárida. Nas produções textuais iniciais os discentes apresentaram uma visão reducionista acerca das condições de sobrevivência no ambiente natural no qual todos vivem. Após a intervenção pedagógica os discentes construíram textos que demostravam ter compreendido os desafios e potencialidades encontrados no Semiárido. Assim, os documentários utilizados como recursos pedagógicos proporcionou uma construção efetiva do conhecimento relativo a convivência com o Semiárido.