O sistema educacional está em transformação, com a rápida e poderosa revolução tecnológica a sociedade está se organizando de forma diferente. A informação está ao alcance de todos. Com isso, o ambiente escolar precisa também adquirir uma nova roupagem. Este artigo, de natureza bibliográfica, suscita uma discussão orientada pelos seguintes questionamentos: Quais as contribuições que os recursos tecnológicos podem trazer para o Ensino Básico? Como o professor trabalha a linguagem das TICs? Que estratégias podem ser usadas para intensificação dos uso das TICs na sala de aula? Assim, este trabalho tem como objetivo discutir estratégias e possibilidades de usos dos recursos tecnológicos na sala de aula e por conseguinte fornecer subsídios para o ensino, considerando que os conceitos abordados por essa área auxiliam na superação de algumas limitações do processo ensino-aprendizagem. A discussão proposta se fundamenta em Prado (2001), Valente (2003), Almeida (2002), autores que discutem sobre os avanços, os desafios e as possibilidades de aprendizagens por meio de trabalhos envolvendo recursos tecnológicos. Uma forma de integrarmos diferentes tipos de linguagens, recursos e conhecimentos é através de projetos, dessa forma elaboramos uma proposta de ação intitulada “Novos tempos, Novas realidades”, no sentido de mostrar diversas possibilidades do uso qualitativo das TICs em sala de aula.