Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA NO CONTEXTO DA SOCIEDADE MULTICULTURAL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO MULTICULTURAL, GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA, SOCIEDADE MULTICULTURAL Comunicação Oral (CO) ET1 - Gestão da Educação: saberes e práticas
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar um estudo acerca da gestão escolar no contexto atual da sociedade multicultural. O intuito é fazer uma análise dos desafios, limites e possibilidades para o gestor escolar na atualidade, através da visão de uma dirigente de escola pública no município de Doutor Severiano/RN, identificando qual é o tipo de gestão necessária à escola em uma sociedade multicultural. Foi utilizada como metodologia a pesquisa de campo qualitativa com estudo de caso em uma escola pública e para coleta e análise dos dados foi utilizado um questionário aberto semiestruturado, aplicado com a gestora da mesma escola. A pesquisa está fundamentada em algumas concepções teóricas (ARAÚJO, 2007; BOBIO, 2000; BRAVO, 2011; CANEN, 2007; LÜCK, 2010; LIBÂNEO, 2004; SANTOS, 2008; SILVA, 2009;) que dão sustentação as discussões sobre gestão escolar democrática e o multiculturalismo. Comparando a entrevista da gestora participante da pesquisa com os estudos realizados sobre gestão democrática e multicultural, foi observado que sua prática está embasada nos aspectos de uma gestão democrática, pois, apesar das dificuldades, as ações e decisões realizadas dentro da escola acontecem de forma participativa com a comunidade escolar, entretanto, no que diz respeito ao multiculturalismo, ainda permanecem dificuldades e impasses. Mediante o estudo realizado, foi entendido que para que seja possível efetivar na prática uma escola que respeite e valorize a diversidade cultural, o gestor deve promover espaços de participação constantes e permanentes dos sujeitos escolares na elaboração de suas ações e na tomada de decisões. Contribuindo assim, para uma escola capaz de formar cidadãos conscientes e críticos para viver em sociedade.

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