Através desse trabalho objetivamos mostrar o quanto é importante o processo de mediação de leitura para a formação de cada um estudante leitor. Ressaltando os papeis relevante que a família e os professores exercem a respeito deste assunto, a família exerce o papel de ser o primeiro mediador, e através da mesma o aluno desenvolve uma bagagem importante de conhecimentos prévios, o que de fato facilitara para os professores que irão ensinar essas crianças, pois acredita-se que para formar bons leitores necessita-se que os primeiros contatos com a leitura sejam prazerosos e que continue sendo, até que as crianças tenham consciência de que realmente lê porque gosta. O processo metodológico se concretizou através das atividades do Programa Institucional com Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID, através do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN, do Campus Aavnçados Profª Maria Elisa de Albuquerque Maia-CAMEAM, desenvolvemos essa experiência de leitura através da leitura da obra “Chapeuzinho vermelho: uma aventura borbulhante”, com uma turma do 2º ano das séries inicias da Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes, localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN. Realizamos uma leitura dialogada com as crianças, pois sabíamos que as mesmas iriam fazer interferências quando percebessem a real diferenças dessa história com a da história original, e através dessa experiência pode-se observar o quanto é importante a presença da leitura para a formação dos alunos, inclusive para os que ainda não sabem decodificar pois se saíram muito bem no reconto da história, dessa forma foi uma experiência muito significativa.