O presente trabalho tem como objetivo discutir o papel do intérprete de libras no ambiente escolar, como também ressaltar as filosofias educacionais para surdos, no intuito de destacar os pontos fortes e fracos dessas filosofias: Oralismo, Comunicação Total e Bilinguismo. Essas filosofias foram à base para a educação dos surdos ao longo da história, cujos fundamentos são usados até hoje na educação dos mesmos. O intérprete de LIBRAS é essencial para a educação do aluno surdo no contexto escolar, pois, esse profissional possibilita a comunicação entre o aluno surdo/professor/ouvintes no ambiente escolar. Hoje em dia, a lei garante que esses alunos surdos sejam educados em escolas regulares, uma vez que antigamente estes indivíduos não possuíam nenhum direito, e eram excluídos pela sociedade, pois, os surdos eram tidos como pessoas incapazes, e excluídas por seus próprios familiares, por terem vergonha de sua condição. Mas com o passar dos anos ganharam reconhecimento e espaço na sociedade, assim, buscamos discorrer em nosso trabalho, este processo de inclusão dos surdos no contexto social, ao qual estão inseridos, e para que isso ocorra é preciso uma longa e ardia luta por seus direitos, pois, ainda existem barreiras para serem derrubadas, e uma delas é a falta do intérprete de LIBRAS em sala de aula. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, no intuito de conscientizar as pessoas de que a educação é fundamental no processo de produção, de crenças e ideias, qualificando os aprendizes no envolvimento de trocas de saberes, podendo, então, desenvolver uma interação social.