Sob a ótica de um ensino que preze pelo diálogo como mediador de aprendizagens significativas e da ressignificação das interações num processo que não deve se dá no silêncio, mas na troca diária de conhecimentos construídos mutuamente e revalidados através do diálogo, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre a relação pedagógica entre professor e aluno, numa perspectiva de ensino e de aprendizagem mediatizados pelo diálogo, destacando a relevância deste para o desenvolvimento intelectual, humano e social de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional. Metodologicamente, nosso trabalho se dá a partir da análise de trechos retirados de uma pensata, intitulada “Um sonho querido”, construída à luz do método freiriano. Diante do objeto de análise, recorremos às abordagens teóricas de alguns estudiosos que versam sobre a questão do diálogo no âmbito educacional, em especial, Freire (1997, 2005) e demais que dialogam com este estudo, a saber, Rancière (2007), Cárdias, (2006), Charlot (2013), Tardif (2011) e Libâneo (2012). A partir da análise da pensata foi possível compreender a dimensão do diálogo no sentido de promover a humanização, a reflexão e a transformação do pensamento e, assim, a ressignificação do ensino e da aprendizagem no contexto de sala de aula.