O DIÁLOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26294 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "O DIÁLOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Sob a ótica de um ensino que preze pelo diálogo como mediador de aprendizagens significativas e da ressignificação das interações num processo que não deve se dá no silêncio, mas na troca diária de conhecimentos construídos mutuamente e revalidados através do diálogo, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre a relação pedagógica entre professor e aluno, numa perspectiva de ensino e de aprendizagem mediatizados pelo diálogo, destacando a relevância deste para o desenvolvimento intelectual, humano e social de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional. Metodologicamente, nosso trabalho se dá a partir da análise de trechos retirados de uma pensata, intitulada “Um sonho querido”, construída à luz do método freiriano. Diante do objeto de análise, recorremos às abordagens teóricas de alguns estudiosos que versam sobre a questão do diálogo no âmbito educacional, em especial, Freire (1997, 2005) e demais que dialogam com este estudo, a saber, Rancière (2007), Cárdias, (2006), Charlot (2013), Tardif (2011) e Libâneo (2012). A partir da análise da pensata foi possível compreender a dimensão do diálogo no sentido de promover a humanização, a reflexão e a transformação do pensamento e, assim, a ressignificação do ensino e da aprendizagem no contexto de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID162_12112016103014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMELRY DINIZ" "autor_nome_curto" => "ISMELRY" "autor_email" => "ismelry_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26294 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 90 "inscrito_id" => 162 "titulo" => "O DIÁLOGO COMO INSTRUMENTO MEDIADOR DA RESSIGNIFICAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Sob a ótica de um ensino que preze pelo diálogo como mediador de aprendizagens significativas e da ressignificação das interações num processo que não deve se dá no silêncio, mas na troca diária de conhecimentos construídos mutuamente e revalidados através do diálogo, o presente artigo tem como objetivo analisar e refletir sobre a relação pedagógica entre professor e aluno, numa perspectiva de ensino e de aprendizagem mediatizados pelo diálogo, destacando a relevância deste para o desenvolvimento intelectual, humano e social de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional. Metodologicamente, nosso trabalho se dá a partir da análise de trechos retirados de uma pensata, intitulada “Um sonho querido”, construída à luz do método freiriano. Diante do objeto de análise, recorremos às abordagens teóricas de alguns estudiosos que versam sobre a questão do diálogo no âmbito educacional, em especial, Freire (1997, 2005) e demais que dialogam com este estudo, a saber, Rancière (2007), Cárdias, (2006), Charlot (2013), Tardif (2011) e Libâneo (2012). A partir da análise da pensata foi possível compreender a dimensão do diálogo no sentido de promover a humanização, a reflexão e a transformação do pensamento e, assim, a ressignificação do ensino e da aprendizagem no contexto de sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "DIÁLOGO, ENSINO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID162_12112016103014.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ISMELRY DINIZ" "autor_nome_curto" => "ISMELRY" "autor_email" => "ismelry_diniz@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }