ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DIMENSÕES TEÓRICO PRÁTICAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26245 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DIMENSÕES TEÓRICO PRÁTICAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Objetiva-se com esse trabalho mostrar a importância do Estágio Supervisionado para o docente. Verificando a postura do mesmo diante da realidade na prática, vivenciando a realidade que fica além das práticas educativas. A educação e um termo amplo, geralmente, definido como ato ou efeito de educar, processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. O significado da palavra educação envolve todo o agir humano e não se restringe apenas ao ato de educar, como mera atividade de transmitir conhecimentos a alguém que nada sabe. Refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação técnica e adequações curriculares a partir das contribuições da educação. Esperamos contribuir para o entendimento enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no estudo de Língua Portuguesa. Procurando contribuir para o entendimento do processo de educação a partir dos pressupostos dos documentos oficiais e das teorias aqui utilizadas. Como base teórica Junior (2008), Durkheim apud Freitag (1980), PCNs (BRASIL, 1988), Antunes (2003), Monacorda (1989), entre outros. O presente trabalho de observação e intervenção na Escola de Ensino Médio, nos leva a reflexão que durante esse período foi possível constatar que as teorias e as práticas usadas em sala de aula no campo universitário, em parte estão sendo aplicadas em sala de aula de algumas escolas conforme a realidade de cada uma e a disponibilidade de renovação dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID311_26102016172806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARK DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA DARK" "autor_email" => "joanadarkdl@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26245 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 311 "titulo" => "ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA DIMENSÕES TEÓRICO PRÁTICAS: ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "resumo" => "Objetiva-se com esse trabalho mostrar a importância do Estágio Supervisionado para o docente. Verificando a postura do mesmo diante da realidade na prática, vivenciando a realidade que fica além das práticas educativas. A educação e um termo amplo, geralmente, definido como ato ou efeito de educar, processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. O significado da palavra educação envolve todo o agir humano e não se restringe apenas ao ato de educar, como mera atividade de transmitir conhecimentos a alguém que nada sabe. Refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação técnica e adequações curriculares a partir das contribuições da educação. Esperamos contribuir para o entendimento enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no estudo de Língua Portuguesa. Procurando contribuir para o entendimento do processo de educação a partir dos pressupostos dos documentos oficiais e das teorias aqui utilizadas. Como base teórica Junior (2008), Durkheim apud Freitag (1980), PCNs (BRASIL, 1988), Antunes (2003), Monacorda (1989), entre outros. O presente trabalho de observação e intervenção na Escola de Ensino Médio, nos leva a reflexão que durante esse período foi possível constatar que as teorias e as práticas usadas em sala de aula no campo universitário, em parte estão sendo aplicadas em sala de aula de algumas escolas conforme a realidade de cada uma e a disponibilidade de renovação dos professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais" "palavra_chave" => "ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA, ESTÁGIO SUPERVISIONADO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID311_26102016172806.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA DARK DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA DARK" "autor_email" => "joanadarkdl@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }