Objetiva-se com esse trabalho mostrar a importância do Estágio Supervisionado para o docente. Verificando a postura do mesmo diante da realidade na prática, vivenciando a realidade que fica além das práticas educativas. A educação e um termo amplo, geralmente, definido como ato ou efeito de educar, processo de desenvolvimento das capacidades físicas, intelectual e moral da criança e do ser humano em geral, visando a sua melhor integração individual e social. O significado da palavra educação envolve todo o agir humano e não se restringe apenas ao ato de educar, como mera atividade de transmitir conhecimentos a alguém que nada sabe. Refletir sobre como o processo educacional contribui para o desenvolvimento integral desses sujeitos quando mediados de forma adequada, isto é, quando há formação técnica e adequações curriculares a partir das contribuições da educação. Esperamos contribuir para o entendimento enquanto meio de desenvolvimento social, crítico e democrático de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem no estudo de Língua Portuguesa. Procurando contribuir para o entendimento do processo de educação a partir dos pressupostos dos documentos oficiais e das teorias aqui utilizadas. Como base teórica Junior (2008), Durkheim apud Freitag (1980), PCNs (BRASIL, 1988), Antunes (2003), Monacorda (1989), entre outros. O presente trabalho de observação e intervenção na Escola de Ensino Médio, nos leva a reflexão que durante esse período foi possível constatar que as teorias e as práticas usadas em sala de aula no campo universitário, em parte estão sendo aplicadas em sala de aula de algumas escolas conforme a realidade de cada uma e a disponibilidade de renovação dos professores.