O teatro é uma importante ferramenta para o desenvolvimento de habilidades e para a formação da personalidade do ser humano, tanto por sua capacidade humanizadora quanto por promover melhorias na autoconfiança e autonomia dos indivíduos. Reconhecido como importante conteúdo escolar pelos Parâmetros Curriculares Nacionais o mesmo vem ganhando cada vez mais espaço no campo educacional e nas práticas pedagógicas do professorado. Dessa maneira, os bolsistas da Escola Estadual José Guedes do Rego do subprojeto Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) do curso de pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM/UERN, buscaram desenvolver atividades com os alunos do segundo ano matutino que envolvesse a contação de história e o teatro, onde através do conto de “Chapeuzinho Vermelho” foram mediadas algumas atividades que promoveram resultados significativos na interação da turma, na dramatização da história e no incentivo à leitura. O presente trabalho objetiva assim relatar tais atividades desenvolvidas. Para tal, conclui-se que o teatro estabelece uma forte relevância na aprendizagem, imaginação e atenção na criança, sendo um importante instrumento no trabalho com a mediação de histórias.