Esta pesquisa nasce através das problemáticas encontradas na prática docente, estando intrinsecamente relacionadas a formação dos profissionais, na disciplina Psicologia da Educação. Sabendo que as discussões acerca da referida área exerce fundamental importância na prática docente, tendo em vista que procura organizar condições para que haja interação entre professor e aluno proporcionando a aquisição do conhecimento. Tais ocorrências implicam em um reconhecimento da natureza social e do papel influente dessa disciplina para que o ensino aprendizagem ocorra de maneira eficaz em sala de aula. Sendo assim, o presente artigo tem como finalidade investigar a importância dos estudos da Psicologia na prática docente, analisando situações em que os conhecimentos dessa área são acionados pelo professor, ao mobilizar concepções de ensino e aprendizagem que sustentam a prática pedagógica. Para isso, foi realizado observações de aulas da disciplina Língua Portuguesa, no 7° ano do ensino fundamental I, em uma escola da rede municipal de ensino da cidade de Encanto/RN. Foi aplicado ainda, um questionário direcionado ao professor da referida disciplina. A pesquisa teve como aportes teóricos a abordagem histórica da Psicologia, do Cognitivismo-Construtivismo, da Psicologia Educacional, como também a importância da sua prática na escola. Os resultados obtidos, revelam diversas dificuldades encontradas para realização das atividades em sala de aula, tanto relacionadas a fatores externos, como a pouca estrutura financeira da escola, o que implica na consolidação de um aprendizado eficaz. Constata-se ainda, a necessidade de aplicação dos estudos acerca da Psicologia da Educação, uma vez que possibilita uma preparação docente ao como lidar com problemas encontrados em sala de aula.