Este artigo foi fruto da disciplina Leitura e Produção de texto I, ministrada pelo professor Mestre Manoel Guilherme de Freitas, no período de 20 de maio a 08 de junho de 2016, no polo, de Pau dos Ferros – RN, do Instituto de Educação Superior Clara Vitória. Nesta disciplina foi possível entender que o ensino de Língua Portuguesa no país está mudando no sentido de novos conceitos e de sua auto-afirmação. Portanto, essencial à formação de novos leitores e de produtores de texto em potenciais na língua. Assim sendo, está rompendo com a tradição gramatical em função do uso do texto, logo dos gêneros textuais/discursivos como entidades concretas e reais da língua. Para tanto, conceitos-chave foram apresentados nesta disciplina, a saber: o de texto, discurso, gêneros textuais, textualidade, modalidades de uso da língua e a interação com os falantes/usuários da língua nas diversas potencialidades linguajeiras, além da interlocução social dos sujeitos. Por fim, a compreensão das concepções didático-pedagógicas do ensino de Língua portuguesa no contexto atual, o Estruturalismo linguístico sendo-o ultrapassado e a Interação linguística como condicionante à fala e à escrita dos sujeitos nativos da língua, essenciais, portanto ao processo de mediação e de interlocução no processo ensino-aprendizagem.