Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E OS GÊNEROS TEXTUAIS

Palavra-chaves: INTERAÇÃO, ENSINO, ENSINO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo foi fruto da disciplina Leitura e Produção de texto I, ministrada pelo professor Mestre Manoel Guilherme de Freitas, no período de 20 de maio a 08 de junho de 2016, no polo, de Pau dos Ferros – RN, do Instituto de Educação Superior Clara Vitória. Nesta disciplina foi possível entender que o ensino de Língua Portuguesa no país está mudando no sentido de novos conceitos e de sua auto-afirmação. Portanto, essencial à formação de novos leitores e de produtores de texto em potenciais na língua. Assim sendo, está rompendo com a tradição gramatical em função do uso do texto, logo dos gêneros textuais/discursivos como entidades concretas e reais da língua. Para tanto, conceitos-chave foram apresentados nesta disciplina, a saber: o de texto, discurso, gêneros textuais, textualidade, modalidades de uso da língua e a interação com os falantes/usuários da língua nas diversas potencialidades linguajeiras, além da interlocução social dos sujeitos. Por fim, a compreensão das concepções didático-pedagógicas do ensino de Língua portuguesa no contexto atual, o Estruturalismo linguístico sendo-o ultrapassado e a Interação linguística como condicionante à fala e à escrita dos sujeitos nativos da língua, essenciais, portanto ao processo de mediação e de interlocução no processo ensino-aprendizagem.

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