O presente estudo consiste em pesquisa qualitativa, através de uma análise bibliográfica e documental, leitura e análise de várias obras referente ao processo de inclusão. Apresenta aspectos relevantes sobre o tema da educação inclusiva e seus benefícios para a educação regular, para tanto destacamos sob uma perspectiva histórica o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil, e as políticas públicas para educação inclusiva em nosso país, o processo de inclusão, a escola inclusiva e os benefícios da educação inclusiva para a educação regular. Este trabalho tem por objetivo refletir sobre a situação atual da inclusão escolar, principalmente a respeito dos benefícios dessa educação e a capacidade de aceitação das diversidades dos indivíduos, na escola, garantindo acesso igualitário às oportunidades. Consideramos de grande relevância a oportunidade de realizar este trabalho que poderá trazer contribuição significativa à atividade político-pedagógica do professor. Os educadores precisam estar conscientes da diversidade que vão enfrentar na sala de aula, por isso devem estar preparados para trabalhar com as diferenças. A inclusão é um desafio que deve ser enfrentado pelos governantes, pelos órgãos encarregados das normas educacionais, pelos gestores, pela equipe escolar e principalmente pelos professores, pais e comunidade em geral. Para que tenhamos uma educação verdadeiramente inclusiva e benéfica para todos os envolvidos no processo de ensino aprendizagem é preciso de um esforço coletivo em que todos os profissionais do ambiente escolar, como também o Atendimento Educacional Especializado e as instituições públicas e filantrópicas que cuidam desse grupo populacional caminhem de mãos dadas, num movimento favorável a inclusão.