Este artigo faz parte de um projeto desenvolvido na disciplina Práticas Pedagógicas Programadas II, que teve como objetivo refletir sobre o funcionamento e a mediação das práticas realizadas pelos coordenadores pedagógicos, mais especificamente, a busca de meios para identificar as potencialidades e os limites do trabalho desses profissionais, dentro das instituições escolares públicas, no processo de ensino aprendizagem, na cidade de São Miguel, do estado do Rio Grande do Norte. Este artigo está embasado nos estudos de LIBÂNEO (2012), ALMEIDA (2010) e HENGEMÜHLE (2008), dentre outros. Quanto à pesquisa de campo, esta foi realizada através de observações e questionários no período de junho e julho de 2014, usando o método de diário de campo, composto por conversas informais e as respostas das referidas perguntas ao longo da pesquisa. Dos resultados, pudemos perceber que o setor pedagógico escolar, em destaque a coordenação, vem articulando suas práticas e inovações para com a melhoria da educação, do ensino e da aprendizagem, sem prender-se em apenas um método de mediar e relacionar teoria e prática em conjunto com professores e gestores, numa busca contínua de novos métodos para ampliar e apoiar as práticas dos professores, em prol de melhores e mais eficazes resultados dentro e fora da sala de aula, preparando o aluno para viver e conviver em sociedade. Concluímos que, mesmo com todas as dificuldades, as escolas em geral, buscam a melhoria da qualidade de educação ofertada e busca estimular esses profissionais a terem melhores expectativas para o futuro dos estudantes e das suas profissões.