Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL

Palavra-chaves: TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA LITERÁRIA, CULTURA DIGITAL, NASCIDOS DIGITAIS Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26276
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 746
    "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL"
    "resumo" => "Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa.  Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA LITERÁRIA, CULTURA DIGITAL, NASCIDOS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID746_17112016175001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDICELANDRA CARLA DE ANDRADE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ALDICELANDRA"
    "autor_email" => "aldicelandra_carla@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26276
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 207
    "inscrito_id" => 746
    "titulo" => "LEITURA LITERÁRIA E SUAS INTERFACES COM O UNIVERSO DIGITAL"
    "resumo" => "Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa.  Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA DIGITAL, LEITURA LITERÁRIA, CULTURA DIGITAL, NASCIDOS DIGITAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID746_17112016175001.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALDICELANDRA CARLA DE ANDRADE ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "ALDICELANDRA"
    "autor_email" => "aldicelandra_carla@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa. Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.