Pautado em reflexões sobre a leitura literária e suas interfaces com o universo digital, este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender se o uso das tecnologias digitais pode representar um elemento de fomento ao gosto pela leitura literária nos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual 4 de Setembro, no município de Pau dos Ferros/RN. A geração dos dados da pesquisa se dará a partir da aplicação de uma sequência didática. Durante sua execução, os aprendizes entrarão em contato com o mundo literário a partir de um mergulho pelas plataformas digitais: e-book, Edmodo e YouTube. Nessa imersão eles não serão apenas meros espectadores, mas também produtores de conteúdo, pois produzirão um autorrelato dentro do Edmodo e criarão um canal no Youtube. Nestes espaços virtuais deixarão suas impressões acerca das atividades realizadas. O autorrelato e os vídeos constituirão nosso corpus de pesquisa. Por meio dele, buscaremos perceber se o trabalho desenvolvido conseguiu (ou não) promover nos alunos o encantamento pela leitura literária. Como aporte teórico para estas discussões, nos baseamos em Amarilha (2013), Brito; Sampaio (2013), Cosson (2007 e 2014), Moran (2013), Palfrey, J; Gasser (2011), Lévy (2011), dentre outros. Respaldado nesses teóricos, o trabalho traz algumas concepções basilares para a reflexão de um ensino de leitura atravessado pelas mídias digitais: concepção de leitura literária, cultural digital, nascidos digitais e a reflexão de um ensino de leitura literária atrelado às demandas da nossa sociedade, que sabemos é perpassada pelas tecnologias digitais. Neste sentido, este estudo aponta para o entendimento de que trazer as TDICs para a prática de leitura pode representar uma forma de enriquecer o ensino de Língua Portuguesa, bem como ser um forte aliado na formação de leitores ativos e apaixonados pelo universo literário.