Resumo: O presente trabalho relata os impactos do Programa Institucional de Bolsas para Iniciação à Docência (PIBID) na formação inicial dos acadêmicos de Licenciatura em Pedagogia do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia CAMEAM/UERN, objetivando investigar as contribuições do referido projeto para sua formação inicial acadêmica e posteriormente para atuação no seu futuro campo de trabalho: à docência. O estudo se caracterizou por uma pesquisa bibliográfica com base nos pressupostos teóricos de autores que trazem discussões relevantes com relação a importância e o papel do PIBID para a formação de futuros professores, bem como, uma pesquisa de campo de caráter exploratório, com um questionário de perguntas aplicado a duas bolsistas (sujeitos da pesquisa), referentes as contribuições que o PIBID de Pedagogia e o seu subprojeto Mediadores de leitura e texto em processo de (auto) formação, vem possibilitando para a prática enquanto futuros professores/educadores. Por meio desse estudo foi possível concluir que o programa traz contribuições para o amadurecimento dos licenciandos ao longo da sua formação, e estabelece uma relevância na articulação entre a teoria e a prática no âmbito escolar.