Neste artigo estaremos discutindo quais os indicadores éticos estão relacionados à convivência entre os sujeitos da equipe de Ginástica Aeróbica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, assim como a relevância destes indicadores para o cultivo da relação de convivência no grupo em destaque. Correspondem aos indicadores éticos identificados neste contexto: respeito, medo, superação, companheirismo, amor, persistência e união. Ainda neste artigo abordaremos quais as contribuições que a experiência na prática esportiva referida traz para a formação humana e acadêmica dos sujeitos dessa pesquisa. As discussões das análises de conteúdo serão pautadas na Biologia do Conhecimento (Maturana e Varela, 2000). Utilizamos como método de pesquisa, a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). O lócus da nossa pesquisa foi o grupo de ginástica aeróbica da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Avançado Profª. Maria Eliza de Albuquerque Maia, da cidade de Pau dos Ferros. O Corpus de análise foi formado por seis memoriais descritivos, onde os sujeitos descreveram suas experiências nesse processo de formação humana. Concluímos que a convivência abarca um conjunto de ações que se manifesta nas emoções e nas relações entre as pessoas; que os saberes éticos são cultivados na troca de experiência entre o gênero humano e que se dá no tempo e num espeça específico. Portanto, os valores éticos são construídos e cultivados no processo de existencial.