Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ANALISANDO AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

O desenvolvimento de atividades lúdicas na Educação Infantil desempenha um importante papel no processo de aprendizagem significativa para a criança, haja vista que possibilita momentos de interação, prazer e descobertas, além de estimular o interesse na construção do conhecimento. Compreendemos a relevância dessa discussão, por isso, o presente artigo objetiva debater as contribuições do lúdico no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil a partir das experiências vivenciadas na disciplina: Estágio Supervisionado I, do Curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado “Prof.ª Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM) realizado na Creche Municipal “Severino de Freitas Rêgo” em Pau dos Ferros/RN, nessa ocasião, atuamos em uma sala de aula com 34 alunos, entre 3 e 4 anos de idade, no turno matutino. O percurso metodológico desse trabalho se dá em dois caminhos, inicialmente realizamos estudos teóricos acerca das contribuições do lúdico no desenvolvimento infantil e no processo de ensino e aprendizagem, embasados em autores da área de estudo. No segundo momento, analisamos a nossa prática pedagógica no período de regência do Estágio Supervisionado I, no que concerne, as atividades lúdicas desenvolvidas com as crianças, e ao mesmo tempo, as contribuições dessas no ensino-aprendizagem. As discussões apontam que o Estágio Supervisionado foi um momento de suma importância no nosso processo de formação inicial, pois possibilitou termos o contato com a realidade escolar, nessa ocasião, entendemos que o aspecto lúdico facilita a aprendizagem e o desenvolvimento integral nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.

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