O presente artigo tem a finalidade de discutir a importância da organização física e estrutural da escola para uma educação de qualidade. Compreendemos ser de grande relevância suscitar uma discussão sobre a importância de se ter uma escola com espaços físicos adequados, que atenda às necessidades básicas dos discentes, para que esses possam ter um melhor proveito do seu processo de aprendizagem. Dessa maneira, é direito dos estudantes e professores de obter uma escola pública de qualidade, que tenham matérias e estrutura necessária para que o trabalho docente possa ser realizado da melhor maneira possível. A metodologia utilizada foi de caráter qualitativo, pesquisa de campo e embasada nos referenciais teóricos de Dourado e Oliveira (2009), Gadotti (2013), Gomes e Barros (2009), Libâneo e Oliveira (2003), e documento legislativo, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- LDBN (BRASIL, 1996). Os mesmos trazem discussões relevantes para compreensão da temática. A pesquisa de campo foi realizada em uma creche municipal na cidade de Pau dos Ferros/RN, onde na presente pesquisa utilizamos de observação do espaço físico da escola e de um questionário com a diretora da instituição. Esperou-se com a realização da pesquisa tanto bibliográfica como na realidade educacional perceber como a escola pública ainda necessita de mais atenção e investimentos por parte dos governantes, para que ela possa atender as necessidades básicas que envolve a aprendizagem dos educandos.