O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção dos alunos sobre a EF escolar, bem como identificar seu perfil, a partir de dados antropométricos, descritos pelos próprios alunos na Escola Estadual 4 de setembro do município de Pau dos Ferros/ RN. O locus da pesquisa foi a Escola Estadual 4 de setembro do município de Pau dos Ferros – RN, tendo como corpus de investigação 24 alunos de uma turma de 6° ano da escola, com idade variando entre 12 a 15 anos, sendo estes de ambos os sexos, regularmente matriculados e frequentadores das aulas a amostra constitui de e para a composição da amostra. A pesquisa foi realizada metodologicamente através de um estudo de cunho descritivo e abordagem quantitativa, a qual foi possível observar o ponto de vista dos alunos sobre a sua percepção do que é Educação Física, bem como identificar o perfil desse aluno, principalmente no tocante ao seu índice de massa corporal (IMC) e sua relação cintura quadril (RCQ). As discussões a respeito do tema surgiram com base na necessidade de entender as características dos alunos em relação a componente curricular. Os resultados obtidos como IMC e RQC foram analisados com base nas tabelas de referência de Conde e Monteiro, a qual apresenta uma variação de idade e sexo, possibilitando observar o índice, comparando com os valores apresentados por cada indivíduo, já as perguntadas em relação à satisfação do aluno em relação a Educação Física escolar e os conteúdos relacionados a esta disciplina tiveram uma análise de foco literário, onde possibilita uma maior reflexão sobre o processo de ensino em que a disciplina está vinculada. De modo geral, foi possível identificar a importância da Educação Física diante das características que apresenta para a interação do sujeito na sociedade a partir da visão dos alunos.