Este trabalho discorre sobre a experiência significativa proporcionada pelo Estágio Supervisionado II componente curricular do curso de Pedagogia – UERN, as alunas autoras, matriculadas 6º período tem por objetivo apresentar uma visão diagnóstica do que foi vivenciado no estágio referente à avaliação e tem por metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo. Seu referencial teórico corresponde a autores que retomam e dão um aporte teórico para o estudo, organização e sistematização dos elementos inerentes ao objeto de estudo em questão. Para compreender melhor a especificidade de avaliação da aprendizagem na instituição foi analisado o Projeto Político Pedagógico – PPP da escola para identificar questões que envolvem a realidade transmitida em sala de aula. Também foi realizada a pesquisa com os Parâmetros Curriculares Nacionais e o Regulamento do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do município de Mossoró – RN. A pesquisa mostra que o ato de avaliar deve está com o olhar reflexivo para o aluno e para a forma como o professor está avaliando o aluno, se são métodos que estão tendo algum retorno, progresso e/ou retrocesso na aprendizagem. Dessa forma, destaca-se a avaliação de forma pertinente para o processo de construção da aprendizagem do aluno, enfatizamos que não é o erro que devemos dá a priori, mas a relevância de uma avaliação, ao qual não negativize a aprendizagem do aluno. É essa concepção que o Estágio Supervisionado nos anos iniciais do ensino fundamental evidenciou, é a visão de que o ato de avaliar não pode ser visto como algo negativo, mas como uma forma estratégica de refletir o método de ensino do professor.