Resumo: O presente trabalho objetiva aduzir a importância do uso de vídeo aulas como recurso tecnológico no ensino aprendizagem de matemática, seja utilizado pelo professor como um método de ensino ou pelo aluno como ferramenta em busca da aprendizagem, ambos com enfoque nas potencialidades dos vídeos didáticos na construção do conhecimento matemático. A necessidade de adequação diante das mudanças no âmbito educacional vem sendo cada vez mais imprescindível, principalmente na era tecnológica a qual se vivencia no decorrer da evolução humana. À vista disso é necessário que haja mudanças efetivas no ensino de matemática a fim de aguçar o interesse dos alunos em sala de aula. Desse modo, esta pesquisa visa apontar caminhos a se seguir para um desempenho significativo durante a busca da aprendizagem matemática através do recurso áudio visual (vídeo aulas), sejam tidos diretamente transpostos como método de ensino em auxílio do professor ou até mesmo utilizado pelo aluno por meio de pesquisa feita individualmente. Sendo uma das tecnologias de fácil acesso, o vídeo cada vez mais é tido como uma possível ferramenta para o ensino aprendizagem, desse modo, podendo ser utilizado em várias disciplinas, como até mesmo na matemática. O desenvolvimento deste trabalho foi estabelecido por meio de pesquisas bibliográficas diversificadas que buscou direcionar aos professores e alunos aos critérios de seleção para um vídeo proveitoso, destacando os saberes que se fazem necessários para desenvolver o ensino aprendizagem de matemática através do uso de vídeo aulas como recurso didático a fim de auxiliar em uma aprendizagem significativa no ensino de matemática.