Este trabalho tem como objetivo discutir a importância das possibilidades formativas oferecidas aos agentes educacionais envolvidos no Programa Mais Educação, tendo em vista, os anseios dos alunos, diante dos fazeres e saberes proporcionados neste programa. Apresentando como pressuposto essas necessidades, pensamos: Qual a compreensão dos monitores sobre a Educação Integral como ação pedagógica? Quais os caminhos que os monitores precisam trilhar para construir uma prática pedagógica permeada por significados e sentidos para os alunos que participam do programa? Metodologicamente é uma pesquisa de natureza qualitativa, cujo os dados foram constituídos a partir de estudo bibliográfico, ancorado nos seguintes autores: Brasil (2014),Freire (1996),Gadotti (2010), Imbernón (2009). Além disso, aplicamos um questionário com os monitores do programa mais educação de uma escola da rede Estadual de ensino da cidade de Mossoró-RN. Os dados revelam que os sujeitos compreendem a Educação Integral em duas categorias: ampliação do tempo na escola e formação integral. Essas compreensões se entrelaçam à postura atuante no programa. Compreende-se, então, que muitos deles percebem que a educação integral pode permitir uma formação, para além da apropriação dos conhecimentos escolares. Os monitores são cientes da importância do planejamento e aplicação de diversas propostas metodológicas. Sobretudo, enfatizam o desafio da falta de espaço, muitas vezes, para aplicação das atividades. Considera-se pertinente que os monitores reflitam e utilizem a pesquisa como meio impulsor para busca de novas estratégias que otimizem o trabalho pedagógico, diante dos desafios presentes.