ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26252 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O estágio supervisionado aparece como um dos pilares da formação de professores, sendo componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura. É momento de conhecer o espaço e a realidade escolar, além de possibilitar os primeiros passos de desenvolvimento das habilidades didático-metodológicas através da mediação dos conteúdos, aliadas a interação entre teoria e prática. Na atualidade, o professor assume uma nova postura, a do professor reflexivo, que pensa, reflete, questiona e constrói conhecimento, superando a ideia do professor como mero reprodutor de práticas e ideias. Neste sentido, este trabalho surge com o objetivo de discutir o Estágio Supervisionado em Geografia, baseado em leituras e reflexões bibliográficas e nas discussões realizadas através do componente curricular Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia II – OEG II. O trabalho está esquematizado através do Estágio Supervisionado em Geografia e suas novas perspectivas: o professor reflexivo e pesquisador, traçado a partir da importância do planejamento da prática docente para o desenvolvimento do Ensino de Geografia, considerando a construção dos conhecimentos geográficos, a partir das diferentes práticas de ensino e da diversidade dos sujeitos. Nesse sentido, ressaltamos a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, por permitir ao estagiário desvendar e vivenciar a realidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID206_16112016202120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA MEDEIROS" "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26252 "edicao_id" => 54 "trabalho_id" => 173 "inscrito_id" => 206 "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA" "resumo" => "O estágio supervisionado aparece como um dos pilares da formação de professores, sendo componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura. É momento de conhecer o espaço e a realidade escolar, além de possibilitar os primeiros passos de desenvolvimento das habilidades didático-metodológicas através da mediação dos conteúdos, aliadas a interação entre teoria e prática. Na atualidade, o professor assume uma nova postura, a do professor reflexivo, que pensa, reflete, questiona e constrói conhecimento, superando a ideia do professor como mero reprodutor de práticas e ideias. Neste sentido, este trabalho surge com o objetivo de discutir o Estágio Supervisionado em Geografia, baseado em leituras e reflexões bibliográficas e nas discussões realizadas através do componente curricular Orientação e Estágio Supervisionado em Geografia II – OEG II. O trabalho está esquematizado através do Estágio Supervisionado em Geografia e suas novas perspectivas: o professor reflexivo e pesquisador, traçado a partir da importância do planejamento da prática docente para o desenvolvimento do Ensino de Geografia, considerando a construção dos conhecimentos geográficos, a partir das diferentes práticas de ensino e da diversidade dos sujeitos. Nesse sentido, ressaltamos a importância do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, por permitir ao estagiário desvendar e vivenciar a realidade do ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET3 - Didática, Formação e Práticas pedagógicas em contextos escolares e não escolares" "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE GEOGRAFIA, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA3_ID206_16112016202120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAIANY PRISCILA PAIVA MEDEIROS NONATO" "autor_nome_curto" => "PRISCILA MEDEIROS" "autor_email" => "raianypriscila_@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-setepe" "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE" "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016" "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png" "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00" "publicacao_id" => 20 "publicacao_nome" => "Anais SETEPE" "publicacao_codigo" => "2359-2044" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }