Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

OS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E A ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: O DISCURSO OFICIAL E A VISÃO DE DOCENTES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, ANOS INICIAIS, DIREITOS DE APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) ET2 - Currículo e ensino: políticas e práticas
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Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Este artigo aborda a temática da alfabetização no ciclo de três anos, temos como objetivo levantar uma discussão acerca do processo de alfabetização com bases em pesquisas bibliográficas na qual utilizamos documentos como: Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa (2012), Diretrizes Curriculares Nacionais, Lei de Diretrizes e Bases (1996), Plano Nacional de Educação (2011), Programa de desenvolvimento da Escola (2007). Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental, que foi divulgado pelo Ministério da Educação (BRASIL, 2012)que garantem o direito de aprendizagem, traremos também uma pesquisa de campo onde aplicamos um questionário com professores da rede publica de Ensino Fundamental com o intuito de analisar a visão dos professores sobre alfabetização na idade certa.. A partir da pesquisa podemos analisar que muitos dos professores não têm conhecimento desses documentos que asseguram os direitos de aprendizagem como é o caso da professora que respondeu o questionário e de outros professores que não se disponibilizam para responder o questionário, pois segundo os mesmo não obtinham conhecimento suficientes sobre os documentos Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa e Elementos conceituais e metodológicos para definição dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º anos) do Ensino Fundamental, que foi divulgado pelo Ministério da Educação que foram mencionados na pesquisa.

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