O objetivo deste trabalho é investigar uma das ações realizadas pelo programa PIBID, através do subprojeto “Mediadores de leitura e de texto em processo de (auto)formação” vinculado ao Departamento de Educação-DE da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN do Campus Avançados Prof.ª Maria Elisa de Albuquer- Maia/CAMEAM. A nossa ação se desenvolveu na Escola Estadual Patronato Alfredo Fernandes localizada na cidade de Pau dos Ferros/RN, a atividade está ligada ao projeto que está sendo desenvolvido pelos bolsistas na escola, denominado “LER, CONTAR E SE ENCANTAR: UMA VIAGEM PELA BIBLIOTECA PIO XII”, que consiste na mediação de leitura no espaço da biblioteca para todas as turmas que compõem a escola. Está ação específica foi desenvolvida através da obra “O Grande Rabanete” da escritora Tatiana Belink, ilustrado por Claudius. Para a realização da contação, utilizamos um painel pré produzido pelos bolsistas e em seguida proporcionamos aos alunos a oportunidade de recontarem a história de acordo com seu entendimento, em meio a tantos recontos que ocorreram, um em especial nos chamou atenção pela interpretação das crianças e a riqueza de detalhes se tornando nosso principal objeto de estudo. Desta forma podemos concluir que a ação desenvolvida pelas bolsistas foi exitosa, não só no sentido da realização da contação, mas no geral para a formação de alunos leitores, principalmente se utilizando do espaço da biblioteca.