Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA COM A SEQUÊNCIA BÁSICA ENVOLVENDO "A MAIOR FLOR DO MUNDO";

Palavra-chaves: LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, A MAIOR FLOR DO MUNDO Comunicação Oral (CO) ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26278
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 672
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA COM A SEQUÊNCIA BÁSICA ENVOLVENDO "A MAIOR FLOR DO MUNDO";"
    "resumo" => "Propor metodologias diferenciadas quanto aos padrões presentes nos materiais didáticos na tentativa de promover o letramento literário na escola é ainda um grande desafio para os docentes. Compartilhando dessa mesma preocupação é que em nosso estudo temos como pergunta norteadora: de que forma a sequência básica (COSSON, 2014) pode contribuir na prática de letramento literário em sala de aula quando utilizada num trabalho com a obra “A maior flor do mundo”?  Para respondê-la fez-se necessário embasamento teórico sobre abordagens pedagógicas que envolvessem o letramento literário e a utilização da sequência básica (SB) em atendimento aos seguintes passos “motivação, introdução, leitura e interpretação” (COSSON, 2014), numa proposta de plano de aula ajustada à realidade da maioria das escolas públicas do Ceará. Objetiva-se propor uma abordagem didática que contemple turmas do Ensino Fundamental e que seja baseada na SB criada por Cosson (2014). Especificamente objetivamos analisar as teorias que circulam sobre a prática de leitura literária na escola, depois descrever passo a passo um plano que aborde a SB prioritariamente e, por último, entender o potencial da obra trabalhada no letramento literário em sala de aula. Para a fundamentação bibliográfica nos apoiamos fundamentalmente em Cosson (2014), Colomer (2007), Dalvi, Rezende e Faleiros (2013. Por fim, podemos pontuar parcialmente como resultado: a leitura literária promovida em sala de aula, mediada e planejada numa sequência básica, pode proporcionar aos alunos o contato amplo com a obra literária e ser promotora do letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, A MAIOR FLOR DO MUNDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID672_04112016233759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA DA SILVA"
    "autor_email" => "cassia_silv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26278
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 57
    "inscrito_id" => 672
    "titulo" => "LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA PROPOSTA COM A SEQUÊNCIA BÁSICA ENVOLVENDO "A MAIOR FLOR DO MUNDO";"
    "resumo" => "Propor metodologias diferenciadas quanto aos padrões presentes nos materiais didáticos na tentativa de promover o letramento literário na escola é ainda um grande desafio para os docentes. Compartilhando dessa mesma preocupação é que em nosso estudo temos como pergunta norteadora: de que forma a sequência básica (COSSON, 2014) pode contribuir na prática de letramento literário em sala de aula quando utilizada num trabalho com a obra “A maior flor do mundo”?  Para respondê-la fez-se necessário embasamento teórico sobre abordagens pedagógicas que envolvessem o letramento literário e a utilização da sequência básica (SB) em atendimento aos seguintes passos “motivação, introdução, leitura e interpretação” (COSSON, 2014), numa proposta de plano de aula ajustada à realidade da maioria das escolas públicas do Ceará. Objetiva-se propor uma abordagem didática que contemple turmas do Ensino Fundamental e que seja baseada na SB criada por Cosson (2014). Especificamente objetivamos analisar as teorias que circulam sobre a prática de leitura literária na escola, depois descrever passo a passo um plano que aborde a SB prioritariamente e, por último, entender o potencial da obra trabalhada no letramento literário em sala de aula. Para a fundamentação bibliográfica nos apoiamos fundamentalmente em Cosson (2014), Colomer (2007), Dalvi, Rezende e Faleiros (2013. Por fim, podemos pontuar parcialmente como resultado: a leitura literária promovida em sala de aula, mediada e planejada numa sequência básica, pode proporcionar aos alunos o contato amplo com a obra literária e ser promotora do letramento literário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET4 - Linguagens, tecnologias e práticas pedagógicas e culturais"
    "palavra_chave" => "LETRAMENTO LITERÁRIO, SEQUÊNCIA BÁSICA, A MAIOR FLOR DO MUNDO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA4_ID672_04112016233759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÁSSIA DA SILVA"
    "autor_email" => "cassia_silv@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI/UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Propor metodologias diferenciadas quanto aos padrões presentes nos materiais didáticos na tentativa de promover o letramento literário na escola é ainda um grande desafio para os docentes. Compartilhando dessa mesma preocupação é que em nosso estudo temos como pergunta norteadora: de que forma a sequência básica (COSSON, 2014) pode contribuir na prática de letramento literário em sala de aula quando utilizada num trabalho com a obra “A maior flor do mundo”? Para respondê-la fez-se necessário embasamento teórico sobre abordagens pedagógicas que envolvessem o letramento literário e a utilização da sequência básica (SB) em atendimento aos seguintes passos “motivação, introdução, leitura e interpretação” (COSSON, 2014), numa proposta de plano de aula ajustada à realidade da maioria das escolas públicas do Ceará. Objetiva-se propor uma abordagem didática que contemple turmas do Ensino Fundamental e que seja baseada na SB criada por Cosson (2014). Especificamente objetivamos analisar as teorias que circulam sobre a prática de leitura literária na escola, depois descrever passo a passo um plano que aborde a SB prioritariamente e, por último, entender o potencial da obra trabalhada no letramento literário em sala de aula. Para a fundamentação bibliográfica nos apoiamos fundamentalmente em Cosson (2014), Colomer (2007), Dalvi, Rezende e Faleiros (2013. Por fim, podemos pontuar parcialmente como resultado: a leitura literária promovida em sala de aula, mediada e planejada numa sequência básica, pode proporcionar aos alunos o contato amplo com a obra literária e ser promotora do letramento literário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.