Propor metodologias diferenciadas quanto aos padrões presentes nos materiais didáticos na tentativa de promover o letramento literário na escola é ainda um grande desafio para os docentes. Compartilhando dessa mesma preocupação é que em nosso estudo temos como pergunta norteadora: de que forma a sequência básica (COSSON, 2014) pode contribuir na prática de letramento literário em sala de aula quando utilizada num trabalho com a obra “A maior flor do mundo”? Para respondê-la fez-se necessário embasamento teórico sobre abordagens pedagógicas que envolvessem o letramento literário e a utilização da sequência básica (SB) em atendimento aos seguintes passos “motivação, introdução, leitura e interpretação” (COSSON, 2014), numa proposta de plano de aula ajustada à realidade da maioria das escolas públicas do Ceará. Objetiva-se propor uma abordagem didática que contemple turmas do Ensino Fundamental e que seja baseada na SB criada por Cosson (2014). Especificamente objetivamos analisar as teorias que circulam sobre a prática de leitura literária na escola, depois descrever passo a passo um plano que aborde a SB prioritariamente e, por último, entender o potencial da obra trabalhada no letramento literário em sala de aula. Para a fundamentação bibliográfica nos apoiamos fundamentalmente em Cosson (2014), Colomer (2007), Dalvi, Rezende e Faleiros (2013. Por fim, podemos pontuar parcialmente como resultado: a leitura literária promovida em sala de aula, mediada e planejada numa sequência básica, pode proporcionar aos alunos o contato amplo com a obra literária e ser promotora do letramento literário.