No presente trabalho objetivamos identificar as contribuições de atividades de leitura e literatura realizadas pelo professor em sala de aula para formação do leitor em seu processo de ensino-aprendizagem nas series do ensino fundamental I, mais precisamente em uma turma do 3º ano em uma escola pública na cidade de Portalegre/RN. Para tanto, analisaremos um questionário realizada com o professor de sala de aula, vislumbrando uma melhor compreensão do processo de formação dos seus discentes. Para fundamentar este trabalho, embasamo-nos em autores como Sampaio (2003), Amarilha (1997), Villardi (2005) que contribuíram para o desenvolvimento e diálogo desse trabalho. A pesquisa realizada tem caráter qualitativo e a análise se deu através de um questionário, na qual foi trabalhada a sobre a forma de trabalhar com a leitura em sala de aula. Os resultados alcançados demonstraram que é que para criança ter sucesso com a leitura é necessário que comece dentro do próprio ambiente familiar e que essa prática se estenda até a escola. Bem como é perceptível que o docente esteja engajado no mundo da leitura para estimular aos seus discente e ter conhecimentos e formação necessária a trabalhar de forma prazerosa e gerando inúmeras contribuições significativas no processo de aprendizagem do aluno.